Referencial Teórico

Nossos livros didáticos trazem alguns pontos essenciais que nos ajudam a atingirmos nossa proposta pedagógica:

  1. Ampliamos o referencial teórico das obras, observando a convergência com as unidades temáticas que devem estar presentes em cada ano escolar.

  2. Garantimos o diálogo entre as áreas do conhecimento por meio de correlação dos temas presentes nos livros cujas habilidades se desdobram de forma interdisciplinar.

  3. Na estrutura da coleção, temos, como fio condutor para a estruturação dos volumes, a Pedagogia e a própria vida de Cristo, Caminho, Verdade e Vida, alfa e ômega, início e fim de todas as coisas.

  4. Garantimos o crescente aumento da complexidade dos textos e das atividades a cada volume, respeitando as características de desenvolvimento cognitivo de cada ano/ idade escolar, propiciando a progressão cognitiva do aluno e o desenvolvimento dos objetos de conhecimento e das habilidades exigidas na BNCC.

  5. As seções são diversificadas, isto é, com objetivos e propostas que intercalem textos, imagens, recursos digitais, propostas de metodologias que favoreçam a compreensão do tema tratado.
estudate1
  1. As atividades são pensadas para serem desenvolvidas de forma individual e coletiva, incluindo a possibilidade de exercícios de autoavaliação do aluno com o objetivo de desenvolver a autonomia (disciplina e autocrítica), e a capacidade de autorregulação do aluno para que futuramente e de maneira gradativa ele possa avaliar suas produções com propriedade.

  2. No livro do professor apresentamos sugestões e encaminhamentos didático-pedagógicos que oportunizam a ampliação de determinados conceitos e/ ou conteúdos.

  3. Na abertura das unidades apresentamos imagens pertinentes ao conteúdo a ser desenvolvido e atividades que sensibilizam os alunos para os temas que serão abordados na unidade. O conteúdo busca ser significativo, isto é, enseja o interesse do aluno.

  4. Trazemos sempre em cada unidade sugestões de leituras, filmes, músicas e outros recursos que permitam que os alunos aprofundem e ampliem os assuntos tratados. Todas as indicações são rigorosamente selecionadas de acordo com a faixa etária a que o livro está destinado e estas estratégias contribuem significativamente, em qualquer área do conhecimento, para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.

  5. Temos estratégias de avaliação diversificadas, contínua, formativa e personalizada para permitir a melhora do desempenho do aluno ao longo do processo de escolarização. Nosso livro didático favorece a avaliação escolar no seu caráter investigativo, orientador e cooperativo.