Referencial Teórico
Nossos livros didáticos trazem alguns pontos essenciais que nos ajudam a atingirmos nossa proposta pedagógica:
- Ampliamos o referencial teórico das obras, observando a convergência com as unidades temáticas que devem estar presentes em cada ano escolar.
- Garantimos o diálogo entre as áreas do conhecimento por meio de correlação dos temas presentes nos livros cujas habilidades se desdobram de forma interdisciplinar.
- Na estrutura da coleção, temos, como fio condutor para a estruturação dos volumes, a Pedagogia e a própria vida de Cristo, Caminho, Verdade e Vida, alfa e ômega, início e fim de todas as coisas.
- Garantimos o crescente aumento da complexidade dos textos e das atividades a cada volume, respeitando as características de desenvolvimento cognitivo de cada ano/ idade escolar, propiciando a progressão cognitiva do aluno e o desenvolvimento dos objetos de conhecimento e das habilidades exigidas na BNCC.
- As seções são diversificadas, isto é, com objetivos e propostas que intercalem textos, imagens, recursos digitais, propostas de metodologias que favoreçam a compreensão do tema tratado.
- As atividades são pensadas para serem desenvolvidas de forma individual e coletiva, incluindo a possibilidade de exercícios de autoavaliação do aluno com o objetivo de desenvolver a autonomia (disciplina e autocrítica), e a capacidade de autorregulação do aluno para que futuramente e de maneira gradativa ele possa avaliar suas produções com propriedade.
- No livro do professor apresentamos sugestões e encaminhamentos didático-pedagógicos que oportunizam a ampliação de determinados conceitos e/ ou conteúdos.
- Na abertura das unidades apresentamos imagens pertinentes ao conteúdo a ser desenvolvido e atividades que sensibilizam os alunos para os temas que serão abordados na unidade. O conteúdo busca ser significativo, isto é, enseja o interesse do aluno.
- Trazemos sempre em cada unidade sugestões de leituras, filmes, músicas e outros recursos que permitam que os alunos aprofundem e ampliem os assuntos tratados. Todas as indicações são rigorosamente selecionadas de acordo com a faixa etária a que o livro está destinado e estas estratégias contribuem significativamente, em qualquer área do conhecimento, para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
- Temos estratégias de avaliação diversificadas, contínua, formativa e personalizada para permitir a melhora do desempenho do aluno ao longo do processo de escolarização. Nosso livro didático favorece a avaliação escolar no seu caráter investigativo, orientador e cooperativo.