Proposta Pedagógica
O material didático da editora Unitrinus tem como objetivo principal educar para o amor a Deus e ao próximo, para a sabedoria, pelo caminho das virtudes e da formação do bom caráter.
Todo o conteúdo e pedagogia são baseados nos nossos Princípios e garantem a excelência da qualidade das obras, resguardando assim a formação integral dos alunos e assegurando que, ao final da Educação Básica, a obra tenha oferecido subsídios para desenvolverem as 10 competências gerais que são base comum da educação brasileira, à luz do Magistério da Igreja:
1. Conhecimento: para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar com a sociedade, no ideal do bem comum.
2. Pensamento ético, científico, crítico e criativo: para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções, respeitando a natureza humana.
3. Repertório Cultural: para fruir e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural que promova o bem, o belo e o verdadeiro.
4. Comunicação: para expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo e à virtude.
5. Cultura Digital: para comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria éticos.
6. Trabalho e projeto de vida: para entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia e teonomia, criticidade e responsabilidade; respondendo à vocação do serviço e do amor.
7. Argumentação: para formular, negociar, defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, com base na verdade, em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.
8. Autoconhecimento e autocuidado: para cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas, vivenciando a misericórdia consigo e com os outros.
9. Empatia e cooperação: para fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, para a vivência do acolhimento, valorizando a beleza da diversidade, no entanto, sem relativismo moral, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Responsabilidade e cidadania: para tomar decisões com base em princípios cristãos, éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.