Metodologia de Hugo de São Vítor
Um dos teóricos que adotamos, não de forma exclusiva, é Hugo de São Vítor, que, em seu opúsculo sobre o modo de aprender e de meditar, ensina preciosidades sobre a educação.
Os fundamentos de seu Opúsculo sobre o Modo de Aprender e de Meditar perpassam todo o material, como por exemplo, nos exercícios:
1. Ler o texto 2 vezes em silêncio,
2. Ler uma vez em voz alta,
3. Ler uma vez para um adulto.
4. Elaborar um glossário das palavras não conhecidas, no caderno.
5. Fazer um resumo da matéria estudada.
6. Guardar os ensinamentos na memória. (Quem não lembra de nada, nada sabe.)
7. Ensinar para alguém. (Somente quem ensina, de fato, aprendeu.)
Estes passos auxiliam no primeiro degrau do conhecimento: leitura e conhecimento das palavras e conceitos. Portanto as tarefas e deveres de casa devem reforçar estes fundamentos.
Hugo de São Vítor foi um importante filósofo e pedagogo, onde desenvolveu uma metodologia própria para a vida intelectual em 7 passos. Para ele o estudante precisa aprender a sintetizar os conhecimentos adquiridos por meio dos livros, memorizá-los e depois meditá-los com profundidade, a fim de conhecê-los na essência. Essa memorização, porém, nada tem a ver com “decorar palavras”, mas em conhecer a verdade do ser. Se após uma leitura, o estudante não conseguir transmitir um resumo sobre aquele texto, isso significa que não houve leitura verdadeira.