Material Didático
A Editora Unitrinus busca refletir todos os valores que tem se perdido em meio ao processo educacional de nossas crianças, onde existe também uma perda substancial do conceito de virtude e de busca da verdade.
“Educação que aponta para o Alto” não é apenas nosso slogan, mas também a vocação deste projeto que Deus desenhou para estes tempos.
Nosso material didático pretende ser uma ferramenta de educação que passe para as gerações atuais e futuras o mais significativo e belo arcabouço da cultura humana para formar pessoas inteligentes, com bom caráter, virtudes e fé.
Metodologia
O livro didático de matemática, desenvolvido pela editora Unitrinus, tem como característica atender a todos os requisitos que proporcionam o desenvolvendo das habilidades da BNCC, ao mesmo tempo em que, a forma como o conteúdo é exposto e trabalhado, sempre que possível , incorpora os princípios do método de Hugo de São Vitor, além de abordagens consolidados pelo método de Singapura.
No ensino de matemática, em geral, percebe-se uma grande busca por apresentar aos alunos a aplicação dos conceitos, propriedades e conhecimentos, e isso não é totalmente ruim, mas não deve ser o fim último dessa disciplina. A matemática é essencialmente abstrata, conhecida como a arte de pensar, tem sua beleza própria e é capaz de encantar por si só. Conjuntamente, as habilidades desenvolvidas ao aprender e exercitar-se nessa disciplina são inúmeras. De forma especial, como uma linguagem, a matemática proporciona meios para interpretação e comunicação da realidade, permitindo o desenvolvimento do pensamento lógico e sistematizado, base para todas as outras disciplinas.
A apresentação do conteúdo segue três pilares que, ou estão explícitos no conteúdo apresentado aos alunos, ou são indicados no manual do professor. Trata-se da base do método de Singapura: A abordagem CPA – Concreto, Pictórico e Abstrato; a Compreensão Conceitual e a Variabilidade Matemática.
Na abordagem CPA, leva-se em consideração o estágio de aprendizagem do aluno , e é feito um caminho para que ele alcance o nível de abstração esperado em cada conteúdo abordado. Assim, chegamos na Compreensão Conceitual que consiste em entender o porquê as coisas são como são. Para isso, lançamos mão do conceito de Variabilidade Matemática que se trata de abordar o mesmo conceito de formas diferentes. Essas bases estão intimamente interligadas e permitem o avanço gradual e consistente dos conteúdos abordados nos livros de matemática da editora Trinitá.
O livro didático de Ciências da Unitrinus proporciona o desenvolvimento das habilidades previstas na BNCC, ao mesmo tempo em que expõe e trabalha o conteúdo a partir dos princípios do método de Hugo de São Vitor.
A proposta consiste em apresentar a disciplina Ciências de acordo com sua real finalidade: conhecer as causas das coisas, por meio da investigação que conduz ao domínio ordenado do saber, promovendo a contemplação do que é Belo, Bom e Verdadeiro. A ciência, embora seja um instrumento neutro, quando utilizada com o uso reto da razão e vinculada à fé, guia para o conhecimento da Verdade.
As ciências da natureza são divididas em várias áreas que se interligam, combinando entre si: a biologia, a química e a física. Com o nosso material, o estudante será guiado na busca pelo conhecimento nessas áreas, ordenando seu desejo de descobrir, que é o ponto de partida de todo o cientista. Assim, o estudante é chamado a testar princípios científicos pela observação e experimentação, com equipamentos simples, conhecendo as causas das mudanças do universo físico, compreendendo como esse conhecimento contribui para seu cotidiano e aprendendo a agir de forma sábia e virtuosa em relação ao universo que o rodeia. Realiza-se, dessa forma, o método científico: da curiosidade para a revisão bibliográfica, do experimento para a confirmação de hipóteses, do conhecimento para a prática de uma vida virtuosa.
No campo biológico, o material segue os princípios básicos da bioética e do magistério católico quanto à responsabilidade da pesquisa científica, quanto ao uso reto da ciência na busca de solucionar os problemas sociais e ecológicos e quanto ao valor intrínseco da vida humana.
A linguagem do material didático atenta-se à etapa em que o estudante se encontra, evitando o reducionismo piegas da linguagem científica, para que o aluno avance de forma gradual e constante nos conteúdos abordados, chegando ao conhecimento da Verdade e à contemplação da Criação.
O livro didático de Geografia da Unitrinus, apresenta-se de acordo com as habilidades da BNCC e em consonância com os valores cristãos, seguindo o método de Hugo de São Vitor, em que a memorização destaca-se como princípio essencial no entendimento geográfico, que conduz o estudante à Verdade.
No aprendizado de Geografia – que significa estudar o mundo, entendendo cada fenômeno e espacializando os mais diversos biomas, relevos e climas – é salutar entender o homem como agente ativo, já que ele altera o espaço ao seu redor, mas não só de maneira prejudicial. Assim, o livro concebido pela Unitrinus buscou unificar a geografia física e a humana, mostrando que esses aspectos se relacionam intensamente e que é possível uma convivência harmônica e agradável entre eles, pois o homem nada ergue sem os recursos de que a Terra dispõe.
Outro diferencial dos livros de Geografia da Unitrinus é a interdisciplinaridade, recordando a história do nosso país, desde o primeiro instante em que foi chamado de Terra de Santa Cruz, conectando as diferentes áreas do saber como a biologia, a história, a economia e a geologia, proporcionando ao aluno uma leitura completa deste mundo que é tão complexo.
Essa complexidade do espaço terrestre, faz com que seja necessário inter-relacionar diferentes categorias: a demografia (o estudo da população), a economia (o estudo dos bens materiais), a climatologia (o estudo dos climas), a geologia (o estudo das rochas), a hidrografia (o estudo dos rios), a pedologia (estudo do solo) e muito mais, sendo essa mais uma proposta do nosso material.
Lembra-nos Hugo de São Vitor da importância do esforço da investigação e do exame minucioso na busca pelo conhecimento que são, respectivamente, o contínuo estudo e interesse no objeto estudado. Assim, também o livro de Geografia da Unitrinus oferece ao aluno a oportunidade de meditar sobre o mundo geográfico, apropriando-se do conhecimento na busca pela Sabedoria.
Considerando os mais diversos aspectos do planeta, instigamos os alunos para que, conhecendo, possam se maravilhar com a geografia e se encantar pela sua beleza. Afinal, com a investigação do mundo, como não encontrarão mais facilmente Aquele que é seu Criador? A partir da grandeza e da beleza das criaturas, por analogia, conhece-se o seu Autor.
O livro didático da disciplina de História, em consonância com a proposta da própria editora, baseia-a nos princípios de Hugo de São Vítor, assim como na Pedagogia de Cristo, oferecendo aos alunos um estudo que esteja em harmonia com as demais disciplinas estudadas.
No que diz respeito à abordagem histórica propriamente dita, partimos do princípio de uma História que não se encontra fechada nem aos estudos mais avançados da historiografia, nem mesmo à Tradição ou à transcendência. Essas diferentes formas de se alcançar o conhecimento histórico são conciliadas, levando-se sempre em consideração a seriedade no tratamento das fontes e referenciais históricos.
O estudo de História não se limita ao conhecimento de personagens ou eventos históricos. É preciso aprender a obter esse conhecimento. Por isso, o aluno é chamado ao reconhecimento da presença de elementos históricos em sua própria realidade cotidiana, seja na família, na cidade em que vive, ou, ainda, no seu próprio país.
Assim como propõe Hugo de São Vitor, o estudo de História passa pela leitura, meditação e contemplação. Nosso material apresenta um conteúdo vasto e completo para leitura. Com o objetivo de propiciar melhor entendimento e compreensão em relação aos temas estudados, são apresentados diversos exercícios sobre os temas abordados, oportunizando que os alunos compreendam e memorizem os fatos e personagens fundamentais da história da humanidade. Além disso, há indicações de livros e vídeos que permitem um conhecimento mais amplo sobre o tema e que ajudam a aumentar o interesse dos alunos em relação à disciplina. Com um enfoque na verdade histórica, os alunos tornam-se capazes de compreender a realidade que os cerca e de melhor discernir sobre as inúmeras distorções que se faz na contemporaneidade.
O livro didático de Língua Portuguesa da Unitrinus tem como fundamento a concepção de Hugo de São Vitor, atendendo às orientações e exigências da BNCC.
Para Hugo de São Vitor, o aprendizado precisa passar por três etapas fundamentais: a leitura, a meditação e a contemplação. Sendo a leitura a essência para todo aprendizado, o estudo de Língua Portuguesa parte, portanto, de um texto.
Por meio do contato com textos clássicos – que são modelos de uso elaborado da linguagem – os alunos são convidados a refletirem sobre as estruturas textuais, apreendendo e aprimorando o uso da linguagem. A gramática – elemento essencial para a compreensão da língua – é explorada fundamentalmente pela memorização.
Envolvidos com as histórias lidas e chamados a encantar-se com o universo literário, os alunos adquirem vocabulário e repertório suficientes para meditarem sobre sua própria história. Escolhidas de acordo com os princípios que norteiam a fé católica, essas histórias conduzem o aluno na busca de uma vida virtuosa. Com amplo conhecimento linguístico e repertório, o aluno torna-se capaz de pensar moralmente sobre os comportamentos e, então, com olhar voltado para o Alto, tomar decisões sobre quem ele deseja ser.
É nessa etapa que alcançamos a contemplação, pois é apenas com conhecimento pleno da linguagem que somos capazes de conhecer a Verdade e contemplá-la. Além disso, tendo assimilado as regras de funcionamento da língua, o aluno poderá finalmente voltar-se para a construção de textos, demonstrando domínio dos fundamentos da linguagem e elaborando seu discurso de forma criativa e persuasiva.
Livros Didáticos
Nosso livros didáticos atendem aos Anos iniciais e Anos finais da educação básica, através dos conteúdos de português, matemática, história, geografia e ciências.
Livro do Professor
Apresenta todas as orientações para o desenvolvimento da aula com base no livro do aluno, além de indicar conteúdos extras que auxiliam o professor com embasamento teórico.
Quadro de Conteúdos
Recurso extra que apresenta todo o conteúdo abordado no componente curricular por ano. Essencial para ajudar os professores no planejamento de suas aulas, que podem seguir o modelo bimestral ou trimestral podendo também ser adaptado conforme os objetivos do professor.